Bitrens são apreendidos com excesso de peso em Ponta Grossa

(Foto: divulgação/PRF)

Dois bitrens foram apreendidos com excesso de peso em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, hoje de manhã (24). Esse é o terceiro caso constatado pela Polícia Rodoviária Federal só nesta semana. Os veículos estavam com aproximadamente 50 toneladas acima do limite máximo, com quase 98 toneladas cada. Os bitrens foram abordados na BR 376 durante fiscalização de pesos e medidas. Os motoristas também não tinham nota fiscal.

De acordo com a legislação, cada caminhão tem o limite de peso de 74 toneladas e a capacidade máxima para tracionar 78 e 80 toneladas, respectivamente, de acordo com o fabricante. Ambos excederam as capacidades nos dois quesitos e foram autuados em aproximadamente R$ 15 mil.

Na última segunda, também em Ponta Grossa, um caminhão com 9,5 toneladas excesso de peso foi retido na BR-376. Carregado com blocos de cerâmica para laje, o motorista foi autuado em R$ 2,3 mil. Na terça (23), outro caminhão foi retido quando transportava quase 5 toneladas de soja acima do permitido – o valor é proporcional ao tamanho do excesso de peso, conforme o artigo 231 do Código de Trânsito.

Reportagem: Lorena Pelanda