Black Friday: confira orientações para não cair em golpes
Mais de 7 mil pessoas já fizeram reclamações sobre problemas na data
O dia oficial dos descontos da Black Friday é 29 de novembro, mas já é possível encontrar oportunidades em várias lojas. Com a grande oferta de promoções é importante se prevenir para não cair em golpes criminosos ou distorções de ofertas. Neste ano, mais de 7 mil reclamações de clientes já chegaram às plataformas de proteção ao consumidor nos últimos dias. De acordo com o Ministério da Justiça, as principais recomendações para não cair em golpes são fazer pesquisa antecipada de preços, desconfiar de ofertas muito baratas e, para as compras online, verificar a reputação do vendedor. De acordo com um levantamento do Reclame Aqui, na preparação para a Black Friday apenas uma em cada três pessoas analisam a reputação das lojas em que pretendem comprar. Neste período, os golpes mais comuns, de acordo com o Serasa, são o aumento do preço na véspera do evento, sites falsos e fretes caros ou demorados demais. No caso dos fretes, há situações em que o prazo de entrega é abusivo ou que o envio é mais caro do que o produto anunciado. Por isso é importante simular o valor do frete em mais de um site, como o dos Correios. Observar o prazo mínimo e máximo de entrega também é uma boa prática, para reduzir o risco de frustração em relação ao envio das compras. Outro ponto de atenção durante compras online é analisar o link da compra. Isso porque alguns criminosos criam endereços parecidos com os de grandes lojas para enganar os consumidores. Claudia Silvano, coordenadora do Procon do estado, explica como não cair nesse golpe.
Para se prevenir, outra dica é verificar a URL do site. O portal Reclame Aqui tem um detector gratuito de sites confiáveis, para descobrir se o endereço é falso ou não.
Em caso de arrependimento das compras, a pessoa tem sete dias para desistir. E nem precisa se justificar. E, se mesmo assim der problema, a plataforma consumidor.gov.br, faz a mediação de conflitos entre consumidores e empresas cadastradas.
Informações: Brenda Niewiorowski