Black Friday em Curitiba: lojas chegam a 70% de desconto
Os paranaenses pretendem gastar, em média, R$1.392 nesta Black Friday
O dia oficial das promoções da Black Friday é nesta sexta (29). A data coincidiu com o prazo do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Com isso, a expectativa de vendas do comércio é grande.
Os paranaenses pretendem gastar, em média, R$ 1.392 na Black Friday, de acordo com dados de uma pesquisa do grupo Datacenso e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap-PR). No centro da capital, o movimento começou cedo, com várias pessoas procurando por ofertas.
Com decorações amarelas e chamativas, os comércios prometem de 10 a 70% de desconto em diversos itens. A vendedora Francine Bonamigo afirma que a expectativa é que mais de 700 pessoas passem pela loja durante a Black Friday.
O funcionário público Adailson Borges é uma das pessoas que estão pensando em aproveitar os descontos com parte do décimo terceiro.
Algumas pessoas que passaram pelas lojas afirmaram que estão apenas analisando os preços, mas sem a intenção de comprar de fato. A maioria disse a mesma coisa: que falta dinheiro.
Existem também algumas pessoas que estão receosas, por não saberem se os descontos são verdadeiros ou não. Já o vendedor Alisson Ramon acredita nas promoções, pois afirma que percebeu uma redução real de 40% no preço do celular que quer comprar.
Com todas essas promoções é preciso cuidado para não cair em enganações. Neste período, os golpes mais comuns, de acordo com o Serasa, são o aumento do preço na véspera da Black Friday e, em relação às compras on-line, sites falsos e fretes caros ou demorados demais.
No caso dos preços, a saída para não cair em golpes é comparar os preços em outras lojas. Para compras on-line, é importante olhar a reputação das lojas e o prazo e o valor dos fretes antes das compras.
Reportagem: Brenda Niewiorowski