Black Friday: falhas na entrega e cancelamentos são as principais reclamações
Mesmo pagando menos por um produto os direitos do consumidor são os mesmos
No Paraná, segundo o Procon, até a manhã de quinta-feira, (28) não foi registrada nenhuma reclamação de clientes insatisfeitos com problemas relacionados às compras e entregas de produtos adquiridos na Black Friday.
Todos os anos, muitas pessoas ficam insatisfeitas. Vários consumidores reclamam sobre as falhas na entrega das mercadorias, cancelamentos e ainda as queixas sobre as ofertas que na verdade não são ofertas. Estes são os principais problemas recorrentes no período de maior campanha de promoção do ano. Já no estado de São Paulo, o cenário é diferente, o órgão que defende o consumidor teve 1.285 registros em compras entre 30 de outubro até a última terça-feira, (26) de novembro.
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, reforça que as ofertas especiais da Black Friday não alteram as garantias dos produtos estabelecidas pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor), que reforça que ninguém passa a ter menos direitos ao pagar um valor menor por um produto.
Os prazos de garantias variam de acordo com o tipo de produto adquirido pelo cliente. Bens duráveis como eletrodomésticos, celulares e computadores, a garantia são de 90 dias. Os produtos não duráveis, como alimentos e medicamentos, o prazo é menor, 30 dias.
Informação: Lúcio André