Blogueiro que foi alvo de polêmica na Lava Jato recupera equipamentos que tinham sido apreendidos pela PF

 Blogueiro que foi alvo de polêmica na Lava Jato recupera equipamentos que tinham sido apreendidos pela PF

Foto: divulgação/PF

Um ano e três meses depois de ter sido excluído de uma investigação decorrente da Lava Jato, o blogueiro Eduardo Guimarães esteve em Curitiba nesta terça-feira (10) para recuperar um computador e dois celulares que haviam sido apreendidos pela Polícia Federal. O material havia sido confiscado em uma busca realizada em 21 de março do ano passado, mesmo dia em que o blogueiro foi alvo de uma polêmica condução coercitiva em São Paulo. Os dois mandados judiciais foram expedidos pelo juiz Sérgio Moro, da 13.ª Vara Federal de Curitiba.

Na época, o blogueiro prestou depoimento em um inquérito da Polícia Federal do Paraná que apurava as circunstâncias em que Guimarães divulgou antecipadamente a condução coercitiva do ex-presidente Lula no ano anterior. Dois dias depois de cumpridos os mandados, o juiz Sérgio Moro recuou e decidiu desconsiderar todo o conteúdo apreendido em telefones e computadores do blogueiro, que foi obrigado a quebrar o sigilo das fontes com as quais obteve as informações.

Mas os equipamentos só foram devolvidos pela Polícia Federal nesta terça-feira (10). Eduardo Guimarães diz que a devolução comprova que não havia nada para ser usado contra ele. Para o blogueiro, o país vive em um cenário de insegurança jurídica que provoca, inclusive, instabilidade econômica.

Eduardo Guimarães é editor do Blog da Cidadania. Moro havia determinado a quebra de sigilo telefônico do blogueiro e de duas fontes – Francisco José de Abreu Duarte, identificado como informante, e a auditora fiscal Rosicler Veigel. O juiz afirmava que Guimarães avisou um assessor que Lula estaria na mira da Lava Jato, antes mesmo de deflagrada a operação que cumpriu a condução coercitiva do ex-presidente, em março de 2016.

Guimarães diz que sofreu prejuízos profissionais e pessoais decorrentes da exposição a que foi submetido desde a condução coercitiva.

O juiz Sérgio Moro e o blogueiro Eduardo Guimarães protocolaram algumas representações judiciais um contra o outro. Guimarães chegou a prestar depoimento no ano passado à Polícia Federal, em São Paulo, pela acusação de ter ameaçado o magistrado por meio de mensagens postadas em 2015 no Twitter. Também em 2017, Guimarães levou ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) uma representação acusando o juiz de abuso de poder.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem