ParanáGeral

BR-376: Buscas por vítimas de deslizamento entra no 4º dia

Equipes de resgate trabalham na remoção da massa de terra das pistas

 BR-376: Buscas por vítimas de deslizamento entra no 4º dia

Foto: Albari Rosa/AEN

As equipes do Corpo de Bombeiros e da concessionária Arteris trabalham na remoção da massa de terra das pistas da BR-376, no Litoral. A previsão é que os dois sentidos da via estejam liberados ainda hoje (sexta-feira, 2) para o avanço da operação de resgate, que já dura mais de 70 horas.

Veja mais:

Até o momento, está liberado o acesso de socorristas e maquinário nas pistas sentido Curitiba. Parte do deslizamento ainda ocupa o sentido Guaratuba. Apesar da previsão de chuva na região, o volume que efetivamente caiu foi abaixo do esperado e favorece os trabalhos nesta manhã.

Segundo o Governo do Estado, o volume de terra que ainda está sobre as pistas é grande, o que torna a operação sensível. Com o emprego de guincho e maquinários pesados, são realizadas intensas buscas na massa terrosa e todos os veículos visíveis no local foram removidos: seis veículos pesados e três veículos leves. O prognóstico maior de veículos não se concretizou.

A Polícia Científica segue em busca ativa a partir das ligações recebidas, inclusive em hospitais e em parceria com autoridades de Santa Catarina. Algumas informações coletadas não estão relacionadas ao contexto do deslizamento. Outras, que estavam em passagem pela BR-376 no momento do incidente, foram localizadas e as famílias foram informadas. Até o momento foram constatadas 14 pessoas envolvidas diretamente no incidente, com dois óbitos e seis pessoas resgatadas com vida.

Ontem (quinta-feira, 1) o Corpo de Bombeiros realizou com sucesso a retirada do segundo corpo do local. Essa morte já havia sido contabilizada anteriormente, porém, a identidade da vítima foi divulgada somente ontem (quinta-feira, 1). O motorista Marcio Rogerio de Souza tinha 51 anos. A BandNews FM conversou com a irmã de Marcio, nesta quarta-feira (30). A artesã Marina Iavorski disse que ele voltava para casa. Ele era profissional há 30 anos. A família contou que recebeu um áudio, em que uma socorrista dizia que tinha reconhecido Marcio. Os parentes preparavam uma viagem para Joinville, no Norte de Santa Catarina, para procurar o motorista em hospitais. Ele morava em Curitiba.

A estimativa de 30 potenciais vítimas continua reduzida em relação à previsão original. As projeções podem ser alteradas à medida que novas informações sejam coletadas. Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.

Até o momento, cerca de 7 mil metros cúbicos da terra já foram retirados por equipes que atuam nas buscas por vítimas. A área conta com uma extensão de aproximadamente 4,5 mil metros quadrados. O volume de terra que ainda resta para ser removido, de acordo com estimativas, é de cerca de 5 mil metros cúbicos.

Liberação da rodovia

Na manhã desta sexta-feira (2) durante reunião do gabinete de crise foi definido que a Arteris, que participou do encontro, vai informar as autoridades federais competentes sobre as condições de liberação de uma ou das duas pistas.

Segundo a concessionária, equipes da empresa que trabalham em outros trechos foram deslocadas para o local para correção de todos os pontos com problemas na pista de rolamento. A Arteris ainda informou que foram identificados 14 pontos com pequenos e médios deslizamentos de terra em outros locais da BR-376.

Geólogos da empresa já passaram nesses pontos e iniciaram os projetos de correção. A empresa fará patrulha diária.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

felipe.costa

Mais de 3.000 empresas foram beneficiadas pelo Paraná Recupera

Mais de 3.000 empresas foram beneficiadas pelo Paraná Recupera

Empreendedores de mais de 40 municípios ainda podem solicitar a linha de crédito

Paraná lança programa de refinanciamento de dívidas com impostos

Paraná lança programa de refinanciamento de dívidas com impostos

Parcelamento pode ser feito com desconto de juros e multas, em até 180 meses

Produtor deve ficar atento ao prazo de atualização dos rebanhos

Produtor deve ficar atento ao prazo de atualização dos rebanhos

Período para a regularização vai de 1º de maio a 30 de junho

Empresa paranaense de energia renovável planeja investimento de R$1,65 bilhões

Empresa paranaense de energia renovável planeja investimento de R$1,65 bilhões

Plano de expansão da J6 Energia Renovável prevê o desenvolvimento de usinas solares e hidrelétricas