Brasileiro acusado de homicídio no Japão: Justiça começa ouvir testemunhas
Anderson Robson Barbosa é acusado de matar esposa e filha de três anos
A Justiça começa a ouvir nesta terça-feira (26) as testemunhas do julgamento do brasileiro acusado de duplo homicídio qualificado contra a esposa e a filha no Japão. O caso aconteceu em 2022, na cidade japonesa de Osaka. Anderson Robson Barbosa, réu no processo, é natural de Londrina, no norte do Paraná. Ele deixou o país asiático com destino ao Brasil logo após os homicídios e, por ser brasileiro, não pode ser extraditado.
Com base no compromisso de cooperação jurídica internacional, o Brasil assumiu o julgamento do paranaense, que é feito pela Justiça Federal por envolver interesse da União decorrente da relação com o outro país. Ainda segundo a JFPR, todas as testemunhas convocadas residem no Japão e, por isso, as audiências serão virtuais e à noite.
Após as testemunhas, Anderson também será ouvido. As audiências vão até 4 de dezembro. O brasileiro foi preso em 2023, em São Paulo, após um pedido de cooperação do Japão. Desde então, ele segue detido em Curitiba. A reportagem tenta localizar a defesa de Anderson.