NacionalEconomia

Brinquedos ficam 20% mais caros neste Dia das Crianças

Ao contrário, o preço de eletrônicos, como videogame e computador pessoal, tiveram recuo

 Brinquedos ficam 20% mais caros neste Dia das Crianças

Foto: Divulgação

A inflação dos bens e serviços mais consumidos no Dia das Crianças sofreu uma alta de 13,7%, em média, nos últimos 12 meses. No ano passado, a variação média tinha sido de 10,2%. A apuração dos dados foi feita pela XP. Para as famílias que aproveitam para viajar no 12 de outubro, também será necessário gastar mais. Em 12 meses, o preço das passagens aéreas subiu 74,9%.

Além disso, o valor das hospedagens cresceu 22%, enquanto os pacotes turísticos ficaram 23% mais caros. No caso das viagens de carro, chegar ao destino está mais barato. Especialmente com as novas alíquotas e cortes de impostos, o preço dos combustíveis recuou 7%. No Dia das Crianças do ano passado, o valor tinha subido 41%.

Itens mais consumidos no Dia das Crianças (em %)

Para as famílias que forem comer fora de casa, neste 12 de outubro, a refeição vai custar 8,4% na comparação com o feriado de 2021. Para tomar um sorvete, o preço está 16,8% mais caro. A assessora de investimentos da XP INC no Paraná, Gabriela Daum, avalia que o repasse é inevitável.

Em relação aos presentes, a cesta dos sete produtos mais tradicionais, entre brinquedos e vestuário, sofreu um aumento médio de 9%. O custo dos brinquedos, sozinho, subiu 20%. Ao contrário, o preço de eletrônicos, como videogame e computador pessoal, tiveram recuo, desde o ano passado.

O preço de um console, por exemplo, teve um recuo ao redor de 1%. No Dia das Crianças do ano passado, o preço tinha subido mais de 15%. No caso de um PC, a queda pode ficar acima dos 4%, em média. Em 2021, nessa época do ano, o produto estava, pelo menos 8% mais caro.

Avatar

Cleverson Bravo

Desenrola é prorrogado até 20 de maio

Desenrola é prorrogado até 20 de maio

Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira (28)

Brasil tem saldo positivo de empregos em fevereiro

Brasil tem saldo positivo de empregos em fevereiro

Segundo Caged, o país gerou mais de 306 mil postos de trabalho formais no mês

Imposto de Renda: receita recebe 2,2 milhões de declarações

Imposto de Renda: receita recebe 2,2 milhões de declarações

Fisco espera receber 43 milhões de documentos neste ano