Brinquedos irregulares são apreendidos em operação do Ipem

 Brinquedos irregulares são apreendidos em operação do Ipem

(Foto: divulgação/ANPr)

(Foto: divulgação/ANPr)

Quase 800 brinquedos irregulares foram apreendidos durante uma operação do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná. A ação foi realizada entre 30 de setembro e 4 de outubro, em 115 estabelecimentos comerciais em todo o Estado. Foram vistoriados pouco mais de 79 mil e quinhentos brinquedos e artigos infantis. Ação integrou a Operação Especial Dia das Crianças, realizada em todo o País Inmetro. Entre os produtos estão bicicletas, carrinhos para crianças, berços e cadeirinhas.

Segundo o gerente de fiscalização do Ipem, Roberto Tamari, os itens apreendidos não tinham o selo original de aprovação do Inmetro e não estavam de acordo com as normas de segurança.

Outro ponto que deve ser observado é a indicação da faixa etária, pois a criança pode engolir partes do brinquedo caso a idade não seja apropriada. O gerente de fiscalização do Ipem também indica que sempre seja solicitada a nota fiscal.

Os estabelecimentos com irregularidades têm até dez dias para recorrer junto ao Ipem e ficam sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de 100 reais até 1 milhão e 500 mil reais.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem