Curitiba

Cação é tubarão: lei obriga identificação da carne no Paraná

Texto determina identificação de cação em embalagens, cardápios e na exposição de produtos e subprodutos

 Cação é tubarão: lei obriga identificação da carne no Paraná

Peixaria no mercado municipal de Curitiba. Carne de cação deve ter identificação específica. Foto: Albari Rosa/AEN

A carne de tubarão e raia deve ter identificação específica no Paraná. Uma lei estadual obriga restaurantes, peixarias e supermercados a detalharem o ingrediente, que é conhecido popularmente como “carne de cação”.  A lei foi sancionada na última semana após uma discussão entre pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e representantes do governo estadual. O texto determina que a identificação deve ser feita nos rótulos de embalagens, em cardápios e na exposição de produtos e subprodutos. Quem descumprir a legislação está sujeito a multa e sanções administrativas.

O Governo do Estado e os municípios serão responsáveis pela realização de campanhas educativas e de esclarecimento à população sobre o consumo de carne de cação e o impacto na conservação das espécies de tubarões e raias do Paraná. O prazo de adequação é de quatro meses. A fiscalização fica a cargo do Procon.

Desconhecimento sobre carne de cação

A mudança busca diminuir o cenário de desconhecimento da população. Uma pesquisa da Sea Sheperd Brasil, ong que trabalha na proteção do ambiente marinho, mostra que sete em cada dez brasileiros não sabe que cação é carne de tubarão. Entre os entrevistados, 94% não sabe, ainda, que cação também pode ser carne de raia. O levantamento foi feito em 2021 em parceira com a Blend Research e ouviu 5 mil pessoas.

A ong mantém a campanha “Cação é Tubarão”, que busca identificar e acabar com o consumo de tubarão no Brasil. Isso porque o país não tem uma legislação sobre o tema, o que torna comum o consumo de espécies ameaçadas de extinção, como é o caso de tubarões-martelo e raias-viola.

De acordo com a pesquisadora colaboradora do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, Angela Zaccaron da Silva, apesar do sabor e da ausência de espinhos, o consumo da carne destes tubarões traz riscos à saúde já que eles estão no topo da cadeia alimentar.

No mundo, 36% das 1.200 espécies conhecidas de tubarões e raias estão ameaçadas de extinção. Já no Brasil, 40% das 150 espécies de tubarões registradas também correm risco de serem extintas. A pesca de tubarão só é ilegal quando se trata de espécies que estão em extinção. No entanto, o Brasil é o maior importador de cação do mundo e, atualmente, não existem regras que proíbam a entrada de carne de espécies em extinção, especialmente quando elas não são identificadas adequadamente.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

ana.flavia

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas