Especiais

Cães e gatos da Ilha das Peças entram na mira de operação veterinária

 Cães e gatos da Ilha das Peças entram na mira de operação veterinária

(Foto: Reprodução/Facebook)

(Foto: Reprodução/Facebook)

É um pedacinho de terra, entre a Ilha do Mel e o Superagui, privilegiado pela natureza. A Ilha das Peças, em Guaraqueçaba, litoral do estado, é um dos mais belos cartões postais do Paraná e é importante que fique assim.

Por lá vivem cerca de 350 pessoas e também inúmeros cães e gatos que, hoje, são motivo de preocupação. O aumento desenfreado da quantidade desses animais, que são domésticos, ameaça a fauna silvestre nativa.

A situação assusta tanto que motivou a “Operação Saúde Animal”, marcada para este fim de semana. E quem explica é a veterinária Karoline Vanelli, que faz parte da iniciativa.

A ação consiste na arrecadação de donativos e na intervenção imediata de veterinários e estudantes da PUC Paraná em parceria com o pet center HiperZoo para ajudar no controle populacional desses bichos.

O trabalho também busca evitar que doenças como a raiva, a leishmaniose e a leptospirose se proliferem na Unidade de Conservação que integra o Parque Nacional de Superagui.

Como na ilha há várias espécies nativas, a maior preocupação é a de que os animais domésticos virem predadores, principalmente por não estarem vacinados. Os técnicos também vão fazer uma contagem da população de cães e gatos que deve ajudar em ações futuras.

Neste fim de semana, sábado (25) e domingo (26) – Dia Mundial do Cachorro –, a iniciativa vai das 9 horas às 18 horas no HiperZoo, que fica na rua Desembargador Westphalen, 3.448, no Parolin. A programação conta com atrações nutricionais, odontológicas, dermatológicas, oftalmológicas e de saúde geral para os pets em troca de doações, além de food trucks, música ao vivo e fotografia pet. A entrada é de graça.

Reportagem: Daiane Andrade

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair a doença

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba