Especiais

Cães terapeutas ajudam em trabalho psicopedagógico de universidade

 Cães terapeutas ajudam em trabalho psicopedagógico de universidade
(Foto: divulgação/PUC-PR)

Dois cães vestidos com camisetas amarelas andam pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Eles chamam a atenção pelo porte grande – são dois Golden Retrievers, mas têm a missão de chamar a atenção para algo muito maior: a prevenção ao suicídio.

Chico e Benjamim são cães terapeutas e durante este mês ajudaram a divulgar as ações do setembro amarelo, com a distribuição de fitinhas e  a participação em rodas de conversas com estudantes.

Um deles é da psicopedagoga Ana Lucia Michelotto. Ela é doutoranda no programa de ciência animal da Universidade e atua no Serviço de Apoio Psicopedagógico dos Estudantes (SEAP).

Os cães já participam de outras atividades com os alunos ao longo do ano, sempre com foco na saúde psicológica. É o que explica o coordenador do SEAP, Saulo Gerber.

A estudante Ana Caroline Bueno Ferreira, de 22 anos, conta que as ações do SEAP a ajudaram em um dos momentos mais complicados na universidade, quando ela resolveu mudar de curso: de nutrição para fisioterapia.

O ambiente universitário é muitas vezes tido como um lugar de muita pressão – não só externa, mas principalmente pessoal. Outra aluna que recebe o atendimento do SEAP é Eva Gislaine Barbosa, estudante de teologia. Ela conta que encontrou apoio para ajudar os colegas de turma nos mais diversos problemas.

Durante o mês de setembro, um grupo de estudantes voluntários que ajudaram na campanha e divulgação das ações. Eles passaram por uma formação sobre o tema do suicídio, abordando questões sobre como identificar situações de risco, acolher e encaminhar quem precisa de ajuda.

Reportagem: Ana Flavia Silva

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba