CuritibaGeral

Cai índice de gravidez na adolescência em Curitiba

Média da capital paranaense é menos da metade da brasileira

 Cai índice de gravidez na adolescência em Curitiba

Foto: Pixabay

Curitiba registrou, em 2022, o menor índice de adolescentes grávidas (entre 10 e 19 anos), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde que essa avaliação começou a ser feita, em 1998. No ano passado, 6% das gestantes da capital paranaense eram adolescentes. No ano anterior, 6,6% das grávidas se encaixavam nessa faixa etária. O índice é menos da metade da média brasileira, de 13,6%, e menor que o do estado, de 11,1%, segundo dados de 2021, divulgados pelo Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde.
A secretária Municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas, explica que a cidade foca o trabalho na prevenção para diminuir este índice.


Denise Leão Suguitane, diretora-executiva da ONG prematuridades indica que a maior causa da morte de crianças até 5 anos atualmente é o nascimento prematuro que está ligado à gravidez na adolescência. A gestação neste período é de risco não apenas para o bebê mas para as adolescentes.

Além disso, um estudo feito pela Universidade Federal do Espírito Santo, que avaliou 4.500 grávidas entre 12 e 19 anos em todo o Brasil, indicou que uma em cada 5 meninas que engravida na adolescência volta a repetir uma segunda gestação antes da idade adulta. Denise Suguitane indica que a gravidez neste período traz outros impactos para além da saúde da mãe e do bebê e que o problema precisa ser combatido com políticas públicas.

A ONG Prematuridade desenvolve ações políticas, sociais, campanhas de conscientização, ações beneficentes, capacitação de profissionais de saúde, colaboração em pesquisas, aconselhamento jurídico e acolhimento às famílias que tiveram bebês prematuros. Atualmente, a organização atende 6 mil famílias cadastradas, mais de 260 voluntários em 23 estados brasileiros.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Fabrizio Reusing

Filho de gari é aprovado em Medicina pela UFPR

Filho de gari é aprovado em Medicina pela UFPR

História da família Nunes ganhou proporção depois de um vídeo viralizar nas redes sociais

IPVA vence para veículos com placas 9 e 0

IPVA vence para veículos com placas 9 e 0

Pagamento pode ser feito pela internet até esta terça (23) sem juros e multa

Nova concessão do transporte coletivo ganha frente parlamentar na Câmara

Nova concessão do transporte coletivo ganha frente parlamentar na Câmara

Leilão com a reestruturação do sistema em Curitiba está previsto para 2025

Ópera infantil distribui mudas de árvores no Guairinha

Ópera infantil distribui mudas de árvores no Guairinha

Temas como diversidade étnica, folclore brasileiro e preservação da natureza são retratados no espetáculo