ParanáGeral

Caiobá: engorda da areia termina em julho

Obra de engorda faz parte da revitalização da Orla de Matinhos

 Caiobá: engorda da areia termina em julho

Foto: Reprodução/IAT

A engorda da faixa de areia de Caiobá deve ser concluída até o final de julho. Esta é a previsão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A obra, que faz parte da revitalização da Orla de Matinhos, atingiu a marca de 1400 metros de extensão alargados, de um total de 1800.

O processo, conhecido como dragagem, consiste em retirar areia do fundo do mar, por meio de uma tubulação, e então e utilizar na praia. Quem explica é o gerente de projetos do Consórcio Sambaqui, responsável pela revitalização, Elvio Torres.

O trecho vai de Caiobá até o Pico de Matinhos. O local já recebeu 800 mil metros cúbicos de areia. A previsão é de um milhão. De acordo com o gerente, após a engorda, o local passa por um processo de urbanização.

Este é o primeiro trecho que passa pela dragagem. Após a conclusão, o local passa por testes de segurança antes que a população possa usá-lo. Depois, as equipes partem para a dragagem dos próximos balneários.

Um dia após o anúncio da revitalização da orla, em setembro de 2020, um grupo de professores da Universidade Federal do Paraná questionou o projeto. Eles assinaram uma nota técnica, feita a pedido do Ministério Público do Estado, que apontava inconsistências legais para a obra. Depois, uma nova nota técnica questionou os prejuízos ambientais do processo.

O Instituto Água e Terra recebeu propostas de quatro consórcios de empresas, interessados em executar a obra. Antes do anúncio do vencedor, o projeto de revitalização foi investigado pelo Gaeco, do Ministério Público. Na ocasião, servidores do IAT foram denunciados por associação criminosa.

Em novembro de 2021, o Consórcio Sambaqui, formado por sete empresas, foi declarado o vencedor da licitação.

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

Motoristas enfrentam filas na saída do feriadão

A cobrança em nove praças de pedágio dos lotes 1 e 2 foi retomada no

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Todas as pistas da BR-376 foram liberadas

Uma batida terminou com o derramamento de carga na altura do km 666

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Evento no Paraná traz os desafios do agronegócio em 2024

Safra mais curta e eventos climáticos extremos são algumas das dificuldades enfrentadas

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Pesquisa do IBGE aponta casamentos em alta no PR

Levantamento também apontou dados de divórcios no estado