Caixa inicia nova fase de pagamento do PIS

A Caixa Econômica Federal liberou nesta segunda-feira (02) o calendário de pagamentos das cotas do PIS para os cotistas com idade até 59 anos. Os valores são devidos somente para quem ingressou no mercado de trabalho, na iniciativa privada, entre os anos de 1971 e 1988.

Essa novidade atende à Medida Provisória 889 de 2019, assinada pelo Governo Federal, que disponibiliza a qualquer titular da conta o saque integral do seu saldo. O gerente regional da Caixa, Marques Calixto, explica que diferente dos saques anteriores, desta vez, não há prazo final para a retirada do dinheiro.

Os saques de até R$ 3 mil podem ser feitos com o Cartão do Cidadão e a senha cadastrada nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas e nos correspondentes Caixa, com documento de identificação com foto.

Já os valores acima devem ser sacados nas agências, também mediante a apresentação de documento com foto. O gerente regional da Caixa ainda lembra que herdeiros de beneficiários falecidos também podem retirar o dinheiro, desde que comprovem que são legitimados para efetuar a retirada.

Até o momento, a Caixa Econômica Federal já pagou 269 milhões de reais para 428 mil trabalhadores. O banco liberou pouco mais de 18 bilhões de reais das cotas do PIS a dez milhões de beneficiários. Para saber se tem cotas a receber, basta acessar o site www.caixa.gov.br/cotapis.

O trabalhador ainda pode baixar gratuitamente o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível nas plataformas Android e IOS. As informações estão disponíveis ao clicar no link “Informações Cotas do PIS”. O trabalhador deve informar o CPF ou o número do PIS e a data de nascimento. Para verificar o valor também deve ser informada a senha de internet cadastrada.

Reportagem: Thaissa Martiniuk