Calor: Paraná tem alerta de perigo potencial para baixa umidade
Neste sábado, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%; Saiba como se prevenir
O Paraná está com alerta de perigo potencial para baixa umidade amanhã (sábado, 17). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% das 11h (onze da manhã) às 19h (sete da noite), por boa parte do estado. Pelo menos até quinta-feira (22) que vem, o tempo permanece quente e seco. Além disso, neste sábado (17), as temperaturas voltaram a subir e a onda de calor está em nível amarelo em todo o estado. De acordo com o meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges, o Paraná sofreu nesta semana com uma troca brusca de temperaturas.]Apesar de comum no inverno paranaense, a condição do ar sofre também com as queimadas no centro-oeste e norte do Brasil, como explica o meteorologista.
LEIA MAIS
Apesar de comum no inverno paranaense, a condição do ar sofre também com as queimadas no centro-oeste e norte do Brasil, como explica o meteorologista.
O calor somado à baixa umidade do ar podem contribuir com infecções no trato respiratório, como sinusites e otites, segundo o médico do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia, Paulo Mendes Junior.
Para cuidar da saúde, a recomendação do otorrinolaringologista é tomar bastante água e, quando necessário, fazer inalação.
No domingo (18), a onda de calor e ar seco continua, com temperaturas que podem atingir os 30ºC. Em Curitiba, a previsão é de máxima de 28ºC e mínima de 17ºC.
Reportagem: Paula Bulka Durães com supervisão de Francine Lopes