Câmara aprova em 2º turno projeto que cria bilhete único no transporte coletivo de Curitiba

 Câmara aprova em 2º turno projeto que cria bilhete único no transporte coletivo de Curitiba

(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

A Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou em segundo turno o projeto que flexibiliza a tarifa de ônibus da cidade, com a possibilidade de implantar preços diferenciados em determinado horário do dia e também com a criação do bilhete único.

O texto prevê que sejam analisadas as características de cada linha, horários, locais de embarque e desembarque para definir valores mais baratos para determinadas linhas, em horários de menor movimento.

A intenção é que sejam criadas três modalidades temporais de cobrança: diária, semanal e mensal. A proposta é: se o usuário comprar um bilhete único, ele vai poder utilizar o transporte público quantas vezes forem necessárias ao longo do período em que o bilhete for válido.

Por exemplo, em um bilhete único diário, a partir da primeira utilização o passageiro tem até 24 horas para que o bilhete perca a validade. Dentro da validade, ele pode usar o transporte quantas vezes quiser. O preço de cada bilhete ainda não foi definido. A proposta prevê que o cartão seja pessoal, intransferível e conte com um dispositivo de segurança para impedir que se use o mesmo cartão várias vezes, na sequência, em poucos minutos.

Durante a sessão desta terça-feira, a vereadora Noemia Rocha (MDB) também fez um pedido de informações à prefeitura sobre qual seria o impacto financeiro para a retomada da tarifa domingueira. A vereadora pede também uma análise do número efetivo de usuários nos últimos dois  anos que a tarifa mais barata no domingo existiu.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem