Câmara de Curitiba aprova tarifa de ônibus diferenciada e ‘bilhete único’

 Câmara de Curitiba aprova tarifa de ônibus diferenciada e ‘bilhete único’

Foto: divulgação/ URBS

(Foto: divulgação/URBS)

A tarifa de ônibus em Curitiba pode ter preço diferenciado em horários pré-determinados. A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (09). O texto determina, também, a criação do ‘bilhete único’ – que permite ao usuário pegar mais de um ônibus em um determinado período, sem ter que pagar uma nova passagem.

A intenção é recuperar passageiros com uma tarifa mais barata fora dos horários de pico, que são: das 5h às 8h30, das 11h às 13h e das 17h às 19h30. Nos últimos anos, a Urbs tem registrado uma diminuição no número de usuários do transporte público coletivo: nos primeiros seis meses de 2019 foram quase 20 mil pessoas a menos, na comparação com o primeiro semestre de 2018. 

O autor do texto, vereador Bruno Pessuti (PSD), argumenta que, tanto o bilhete único quanto a tarifa diferenciada – caso colocados em vigor, serão atrativos para o usuário do transporte público.

A intenção é que sejam criadas três modalidades temporais de cobrança: diária, semanal e mensal. A proposta é: se o usuário comprar um bilhete único, ele vai poder utilizar o transporte público quantas vezes forem necessárias ao longo do período em que o bilhete for válido. Por exemplo, em um bilhete único diário, a partir da primeira utilização o passageiro tem até 24 horas para que o bilhete perca a validade. Dentro da validade, ele pode usar o transporte quantas vezes quiser. O preço de cada bilhete ainda não foi definido.

A proposta prevê que o cartão seja pessoal, intransferível e conte com um dispositivo de segurança para impedir que se use o mesmo cartão várias vezes, na sequência, em poucos minutos. O projeto de lei será votado em segundo turno nesta terça-feira (10) e, se aprovado, seguirá para análise do prefeito Rafael Greca, a quem cabe vetar ou sancionar a proposta.

Reportagem: Ricardo Pereira

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem