Câmara vota na terça projeto que altera apresentações dos artistas de rua de Curitiba

 Câmara vota na terça projeto que altera apresentações dos artistas de rua de Curitiba

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A câmara de vereadores vai votar na terça-feira a proposta que altera o formato das apresentações dos artistas de rua de Curitiba. O projeto é da vereadora Julieta Reis (DEM) e inclui na relação de atividades que podem ocupar espaços públicos o trabalho dos caricaturistas e dos retratistas.

Para promover a mudança, a nova proposta pede que seja alterado uma lei de 2015 sobre assunto. A lei atual especifica quem são considerados os artigos de rua em Curitiba, contemplando atualmente “teatro, dança, música, capoeira, representação por mímica, estátuas vivas, artes circenses em geral abrangendo a arte dos palhaços, dos mágicos, do malabarismo e dos saltos mortais no chão ou em trapézio, do repentista, da arte performática e da poesia declamada”.

Há um substitutivo geral anexado à proposta em trâmite na Câmara apresentado pela parlamentar, que além de incluir os caricaturistas e os retratistas, retira do rol de atividades autorizadas a capoeira. Pelo Regimento Interno, o substitutivo é votado primeiro e, se for aprovado, dispensa a análise da proposição original. Os artistas de rua têm se posicionado de forma contrária há um decreto municipal deste ano, que que regulamentou a atividade.

No dia 2 de outubro, eles estiveram em plenário para reivindicar uma reunião da classe com a Prefeitura de Curitiba. A queixa é de violência e apreensão de material de trabalho. O projeto em pauta não trata dessas questões, mas haverá uma audiência pública nesta terça, às duas horas da tarde, para tratar do tema.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem