Campanha Abril Verde busca conscientizar sobre os riscos de acidentes de trabalho

 Campanha Abril Verde busca conscientizar sobre os riscos de acidentes de trabalho

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

As ocorrências com pedreiros lideram os acidentes de trabalho na construção civil no Paraná. Os últimos dados mostram que entre 2006 e 2019 foram quase quatro mil registros. Atualmente, o Paraná tem 123 mil trabalhadores no setor. Para alertar sobre os altos riscos de acidentes, foi lançada aqui no Estado a campanha Abril Verde.

De acordo com informações do Observatório de Saúde e Segurança no Trabalho e do INSS, os maiores índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho são registrados em canteiros de obras. Mesmo com a gravidade de acidentes, muitos profissionais deixaram de atuar em atividades habituais, exigidas pela legislação brasileira em segurança e saúde no trabalho. Por conta disso, no ano passado, caiu 15% o número de emissões de ARTs, que são Anotações de Responsabilidade Técnica feitas por um profissional.

De acordo com a conselheira do Crea-PR e Engenheira de Segurança do Trabalho, Elizandra Sartori, em alguns casos, os acidentes levam até a morte.

Durante o mês de abril, órgãos públicos e instituições engajados nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderem à campanha Abril Verde, uma forma de promover a conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador.

O mês foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho. Em 1969, uma explosão de uma mina na Virgínia, nos Estados Unidos, matou 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da história.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem