ParanáGeral

Campanha alerta para importância do diagnóstico do câncer de pele

Entre 2020 e 2021, o total de internações em decorrência da doença caiu 26%, segundo o SUS

 Campanha alerta para importância do diagnóstico do câncer de pele

Imagem ilustrativa

Mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge da pandemia, entre 2020 e 2021. A situação afetou sobretudo a população com mais de 60 anos. No período, o total de internações em decorrência da doença também caiu 26%, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja mais:

Os números refletem a baixa procura por atendimento médico e as consequentes complicações da doença em diagnósticos tardios. O alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que promove neste mês o “Dezembro Laranja”. A presidente da entidade, Paula Schiavon, destaca que é fundamental a população ter um acompanhamento médico e levar a sério os sinais na pele.

Com o mote “Não espere até sentir na pele”, a campanha anual de prevenção ao câncer de pele coloca no centro dos debates dos trabalhadores que estão diariamente expostos aos raios solares a prevenção à doença.

A iniciativa já faz parte do calendário nacional da saúde e ocorre desde 2014, sempre colocando o tema na agenda pública com estímulo às ações e medidas que visam trazer qualidade de vida e saúde para a população.

A iniciativa desse ano também ganha fôlego com a retomada dos mutirões gratuitos à população para identificar casos novos da doença. Os atendimentos estão previstos para acontecer AMANHÃ (sábado, 3), das 9h às 15h.

Ao todo, serão aproximadamente 100 postos cadastrados e espalhados pelo Brasil, nos quais os pacientes contarão com o atendimento de especialistas da SBD e receberão informações sobre prevenção ao câncer da pele.

No Paraná, o atendimento será realizado em 6 postos cadastrados, em Curitiba, Cascavel, Apucarana, Paranavaí e Foz do Iguaçu.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

jully.mendes

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

Hotéis de Foz devem atingir até 85% de ocupação

A maior procura é por reservas em hotéis de duas, três e quatro estrelas.

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

Paraná pode incorporar centro universitário municipal de União da Vitória

O Univ é uma instituição pública municipal, mas que cobra mensalidade para manter as atividades