CuritibaGeral

Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada em Curitiba

A imunização é feita de segunda a sexta-feira em 106 unidades de saúde da cidade

 Campanha de vacinação contra a poliomielite é prorrogada em Curitiba

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada em Curitiba até o fim do estoque dos imunizantes. A Prefeitura ampliou o prazo da campanha nacional com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal do esquema de rotina, que está em quase 89% em Curitiba e em crianças entre 1 e 4 anos chega em 36,8%.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é fazer com que mais crianças que ainda não completaram 5 anos recebam a dose extra ou coloquem as carteiras vacinais em dia. A imunização é feita de segunda a sexta-feira em 106 unidades de saúde da cidade.

Nacionalmente, a campanha terminou nesta sexta-feira.  O público-alvo para a campanha são todas as crianças menores de 5 anos de idade. Para as crianças menores de 1 ano, será feita a atualização da carteira e serão imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário (três doses da Vacina Inativada Poliomielite, a VIP).

Os pequenos de 1 a 4 anos que já receberam as três doses da VIP e duas doses de reforço (aos 15 meses e ao completar 4 anos) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa “gotinha”, vão receber uma dose extra. Caso seja verificado que ainda falta alguma dose do esquema inicial, as equipes de Saúde vão fazer a atualização da carteira vacinal. 

O Brasil não registra casos da doença desde 1989 e mantém o certificado de eliminação da pólio em 1994, mas o vírus continua presente em outros países, aumentando a necessidade de medidas preventivas. Em julho, um caso da doença foi confirmado em Nova Iorque (EUA).

Reportagem por Lorena Pelanda com Assessoria.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

A mostra traz fotos do artista Cayo Vieira, registradas no processo de perda

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

O reforço deve ajudar nos casos de síndromes respiratórias agudas e dengue

Festival Cultural da Bodebrown tem cerveja, arte e gastronomia

Festival Cultural da Bodebrown tem cerveja, arte e gastronomia

A programação de shows traz uma homenagem a quatro bandas icônicas