Campanha do Outubro Rosa inicia alerta à mulheres sobre o câncer de mama

 Campanha do Outubro Rosa inicia alerta à mulheres sobre o câncer de mama

Foto: divulgação/Getty Images

Foto: divulgação/Getty Images

A tradicional campanha do Outubro Rosa começou oficialmente nesta sexta-feira (1). Como em todos os anos, o objetivo é alertar mulheres sobre os riscos do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Mulheres a partir dos 50 anos de idade correm mais riscos de sofrer com a doença.

De acordo com a oncologista clínica Rosane do Rocio Johnsson, alguns fatores de propensão ao câncer nem sempre podem ser modificados, mas, em outros casos, é possível mudar e evitar a doença.

Para mulheres que já têm histórico de câncer na família, principalmente familiares que tenham morrido por causa da doença, é necessário fazer exames regularmente para identificar qualquer tipo de alteração.

O diagnóstico precoce depende tanto da mulher, em realizar exames de forma rotineira, quanto de profissionais que saibam identificar sinais de alerta. O primeiro sintoma que precisa ser observado são os nódulos mamários.

A Região Sul tem as maiores taxas de incidência e de mortalidade do câncer de mama, junto à Região Sudeste. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é que, somente em 2021, 66 mil e 280 mulheres sofram com a doença no Brasil. O risco estimado é de 61,61 casos a cada 100 mil pessoas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem