Campanha incentiva a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

 Campanha incentiva a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

(Foto: Cesar Brustolin/SMCS

(Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Foi lançada nesta segunda-feira (08) a nova campanha do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Dessa vez, as peças destacam a inclusão no mercado de trabalho. O objetivo é sensibilizar contratantes e garantir o aproveitamento dessa mão de obra. Uma lei de julho de 1991 determina que 2% dos colaboradores sejam pessoas com deficiência em empresas com mais de cem funcionários.

Quando são mais de mil empregados, a proporção chega a 5%. Um dos profissionais que ilustram a campanha é o analista de Desenvolvimento Organizacional do Grupo Marista, Rafael Bonfim.

A campanha tem chamadas na internet e mídia embarcada nos ônibus e terminais das cidades, além de mobiliário urbano e painel digital em diversos pontos. Rafael reforça a importância do que ele chama de ‘via de mão dupla’.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) prevê adequações no ambiente de trabalho como pista tátil, rampa de acesso, portas mais largas, banheiros adaptados e sinais luminosos para deficientes auditivos. O prefeito Rafael Greca destaca que a participação das próprias pessoas com deficiência no projeto reforça o valor da campanha.

Também participam da campanha a psicóloga Celma Gomes, que é surda e atende os pacientes por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras); o assistente administrativo Andrey Santos de Macedo, autista; o assistente de Processos de Qualidade Noel Cândido da Silva, com deficiência visual; e João Victor Faria, que tem deficiência intelectual e trabalha como repositor de hortifrúti.

Reportagem: Cleverson Bravo

Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem