Campanha Janeiro Branco alerta para cuidados com a saúde mental

 Campanha Janeiro Branco alerta para cuidados com a saúde mental

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

mcmgo_abr_070820180689
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil é o segundo país das Américas com o maior número de pessoas depressivas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Outro protagonismo é na ansiedade, 9,3% da população sofre com o transtorno. Nesse sentido, a campanha do Janeiro Branco busca alertar e conscientizar a população. Para o médico psiquiatra e presidente da Associação Paranaense de Psiquiatria, Júlio César Nogueira, a questão está na falta de inteligência emocional.

Situações como a pandemia, por exemplo, deixam pessoas emocionalmente vulneráveis. Para desenvolver a inteligência emocional é preciso ter um diálogo aberto sobre o tema desde a infância.

O médico esclarece que a ansiedade é algo normal e necessário para a sobrevivência, no entanto, em excesso ela é perigosa.

Segundo a OMS, a cada três segundos uma pessoa no mundo tenta suicídio. Curitiba conta com o Centro de Valorização a Vida, um serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio. O CVV pode ser acionado pelo telefone 188.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem