Campanhas de Outubro Rosa promovem informação sobre diagnóstico precoce do câncer de mama

 Campanhas de Outubro Rosa promovem informação sobre diagnóstico precoce do câncer de mama

(Foto: divulgação/Prefeitura de Guarapuava)

A Prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse é o objetivo das campanhas de conscientização do Outubro Rosa. Isso porque a doença atingiu mais de 66 mil mulheres só em 2020, no Brasil, o equivalente a cerca de 30% do número total de casos envolvendo todos os tipos de câncer. Gladys Haluch, foi diagnosticada com a doença aos 35 anos, em 1999. Ela conta que na época as informações não eram tão presentes e que foi um choque receber a notícia.

Ela ainda comenta que hoje a adesão às ações do Outubro Rosa são essenciais para discutir a saúde da mulher.

Apesar de não ter um causador específico, o risco do câncer de mama atingir as mulheres com hábitos sedentários é maior. Para diminuir essas chances, o oncologista Elge Werneck explica que práticas saudáveis podem auxiliar na redução da incidência da doença.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 13% dos casos de câncer de mama em 2020, no Brasil, poderiam ser evitados apenas com a redução dos fatores de risco. Além disso, uma a cada seis mulheres têm tendência a desenvolver a doença e por isso o diagnóstico precoce é fundamental, como explica Elge.

Mostrar esse tipo de informação é um dos motivos da existência das campanhas de prevenção ao câncer de mama. O diagnóstico precoce auxilia no tratamento e aumenta a chance de cura, contribuindo para que a taxa de morte possa ser menor no Brasil. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem