CuritibaGeral

Campeonato Brasileiro de Boulder começa nesta terça em Curitiba

O ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível para as ações sociais da Prefeitura. 

 Campeonato Brasileiro de Boulder começa nesta terça em Curitiba

Foto: Levy Ferreira/SMCS

por SMCS

Medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude deste ano, a curitibana Mariana Hanggi é um dos destaques da modalidade boulder no Campeonato Brasileiro de Escalada 2022, que começa nesta terça-feira (27/9), no Parque Olímpico do Cajuru. O evento deste ano marca a volta do público, afastado da edição passada por causa da pandemia de covid-19. O ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível para as ações sociais da Prefeitura. 

A Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj) apoia o evento com espaço e estrutura para a realização, além de oferecer o esporte para a comunidade, sem custo, no portal Curitiba em Movimento.

“Esse campeonato é o evento de referência para qualificar os atletas que farão parte da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris”, diz o analista técnico da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) e árbitro chefe competição, Neudson Aquino.

No paredão

O boulder é o tipo de escalada feito em rochas ou paredes artificiais, fixas ou móveis, e praticado sem o uso de material tradicional de proteção. O desafio é escalar pequenos blocos de pedras, com movimentos de grande dificuldade técnica.

Nas provas de Curitiba, disputarão a modalidade 40 atletas – 27 homens e 13 mulheres. O primeiro dia será dedicado às provas qualificatórias. A partir das 10h disputam os homens e das 16h em diante, as mulheres.

Na quarta-feira (28/9) será a vez da semifinal masculina, a partir das 9h30. Por causa do número de inscritas ser inferior a 20, não haverá semifinal feminina. As finais acontecem às 15h (feminina) e às 18h (masculina). A decisão será transmitida ao vivo no canal do Youtube da ABEE. 

Destaques 

Além de Mariana Hanggi, destacam-se no esporte os atletas curitibanos Camila Flores, Pedro Yukio Egg, André Luiz Cequinel Kunyioshi, Francisco Barão, Raul de Morais Nedochetko, Luis Guilherme Ziolkowski, Felipe Martins Justus, Bruno Morini Dambrosio e Leonardo Kenji Kanashiro.

Em breve eles poderão usar, no Parque Olímpico do Cajuru, duas novas paredes fixas – uma para a modalidade boulder e outra para velocidade. A obra está em licitação e a expectativa é de que comece a ser executada antes do fim do ano.

Serviço: Campeonato Brasileiro de Escalada

Local: Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru)
Datas: 27/9 (terça-feira) e 28/9 (quarta-feira)
Ingresso: 1 quilo de alimento não-perecível
Manhã e tarde

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

A mostra traz fotos do artista Cayo Vieira, registradas no processo de perda

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

O reforço deve ajudar nos casos de síndromes respiratórias agudas e dengue

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Agência Brasileira de Inteligência já investigava o suspeito e avisou a Polícia Civil

Nikão está de volta ao Athletico para temporada 2024

Nikão está de volta ao Athletico para temporada 2024

Ídolo da torcida da athleticana, ele vestiu a camisa rubro negra entre 2015 e 2021