CuritibaGeral

Campeonato Brasileiro de Boulder começa nesta terça em Curitiba

O ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível para as ações sociais da Prefeitura. 

 Campeonato Brasileiro de Boulder começa nesta terça em Curitiba

Foto: Levy Ferreira/SMCS

por SMCS

Medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude deste ano, a curitibana Mariana Hanggi é um dos destaques da modalidade boulder no Campeonato Brasileiro de Escalada 2022, que começa nesta terça-feira (27/9), no Parque Olímpico do Cajuru. O evento deste ano marca a volta do público, afastado da edição passada por causa da pandemia de covid-19. O ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível para as ações sociais da Prefeitura. 

A Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude (Smelj) apoia o evento com espaço e estrutura para a realização, além de oferecer o esporte para a comunidade, sem custo, no portal Curitiba em Movimento.

“Esse campeonato é o evento de referência para qualificar os atletas que farão parte da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris”, diz o analista técnico da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) e árbitro chefe competição, Neudson Aquino.

No paredão

O boulder é o tipo de escalada feito em rochas ou paredes artificiais, fixas ou móveis, e praticado sem o uso de material tradicional de proteção. O desafio é escalar pequenos blocos de pedras, com movimentos de grande dificuldade técnica.

Nas provas de Curitiba, disputarão a modalidade 40 atletas – 27 homens e 13 mulheres. O primeiro dia será dedicado às provas qualificatórias. A partir das 10h disputam os homens e das 16h em diante, as mulheres.

Na quarta-feira (28/9) será a vez da semifinal masculina, a partir das 9h30. Por causa do número de inscritas ser inferior a 20, não haverá semifinal feminina. As finais acontecem às 15h (feminina) e às 18h (masculina). A decisão será transmitida ao vivo no canal do Youtube da ABEE. 

Destaques 

Além de Mariana Hanggi, destacam-se no esporte os atletas curitibanos Camila Flores, Pedro Yukio Egg, André Luiz Cequinel Kunyioshi, Francisco Barão, Raul de Morais Nedochetko, Luis Guilherme Ziolkowski, Felipe Martins Justus, Bruno Morini Dambrosio e Leonardo Kenji Kanashiro.

Em breve eles poderão usar, no Parque Olímpico do Cajuru, duas novas paredes fixas – uma para a modalidade boulder e outra para velocidade. A obra está em licitação e a expectativa é de que comece a ser executada antes do fim do ano.

Serviço: Campeonato Brasileiro de Escalada

Local: Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru)
Datas: 27/9 (terça-feira) e 28/9 (quarta-feira)
Ingresso: 1 quilo de alimento não-perecível
Manhã e tarde

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Concursos públicos terão reforço nas linhas de ônibus em Curitiba

Concursos públicos terão reforço nas linhas de ônibus em Curitiba

Confira a lista completa das linhas que atendem os locais de prova neste domingo (27)

Obras afetam bairros de Curitiba e SJP na terça-feira

Obras afetam bairros de Curitiba e SJP na terça-feira

Segundo a Sanepar, o abastecimento de água deve ser afetado entre 8h e 20h

Madalosso doa parte do faturamento ao Pequeno Príncipe

Madalosso doa parte do faturamento ao Pequeno Príncipe

Ação acontece ao longo de dezembro e retoma sobremesa temática

Curitiba terá reforço no transporte coletivo nesta segunda-feira (28)

Curitiba terá reforço no transporte coletivo nesta segunda-feira (28)

Urbs aumenta frota a partir das 11h, devido ao jogo entre Brasil e Suíça