Candidatos do sistema de cotas do vestibular da UFPR têm até amanhã para recorrer das bancas de verificação

Foto: Divulgação/NC UFPR

Os candidatos do sistema de cotas do vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná têm até amanhã (quarta) para recorrer do resultado das bancas de verificação das autodeclarações dos vestibulandos.

As bancas para candidatos indígenas, com deficiência e negros e pardos ocorreram entre os dias 6 e 20 de outubro, em três campi: Curitiba, Palotina e Matinhos.

O Vestibular 2017/2018 é o primeiro em que as bancas de verificação são realizadas antes do início das provas. A primeira fase está marcada para este domingo.

Neste ano, 2.570 pessoas inscreveram-se no vestibular pelo sistema de cotas, dos quais 2.465 pessoas se autodeclararam pretos ou pardos, 18 indígenas e 88 pessoas com deficiência.

No caso das cotas raciais, em Curitiba foram convocados para as bancas avaliadoras 2.265 candidatos e 1.172 deles se apresentaram, o que corresponde a 51 por cento do total. Dos que compareceram, 872 tiveram o pedido aceito. O número corresponde a 74 por cento dos que foram fazer a banca.

No vestibular da UFPR, as cotas relacionadas as chamadas ações afirmativas estão condicionadas a critérios sociais, como a renda familiar ou a conclusão do ensino médio inteiramente em escolas públicas. A universidade adota esse tipo de política de ingresso na graduação desde 2004.

O ensalamento para a primeira fase do Vestibular 2017/2018 será divulgado a partir desta quarta-feira (25). A prova de Conhecimentos Gerais, com 80 questões objetivas, vale 80 pontos. O ensalamento para a segunda fase vai ser disponibilizado a partir de 22 de novembro. A prova de Compreensão e Produção de Textos está marcada para 26 de novembro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem