PolíticaEleições 2016

“Candidatos únicos” para prefeituras precisam de apenas um voto válido para se eleger

eleições 2016

O Paraná tem 14 municípios com apenas um candidato na disputa pela prefeitura nas eleições deste ano. Se eles tiverem um único voto válido será suficiente para se eleger. Todas as cidades têm menos de 35 mil habitantes. Em todo o país, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios, 97 cidades terão apenas um candidato. O Paraná é o quarto estado com mais candidatos únicos.

Mesmo que a maioria dos eleitores vote em branco ou nulo, o candidato único será eleito. O coordenador de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral, Mardem Machado, explica que apenas os votos válidos são considerados.

Quando algo impede a continuidade do candidato único, o partido dele deve indicar outro nome. Outros partidos já não tem prazo para indicar concorrentes.

A maior cidade do Paraná com apenas um único candidato ao cargo de prefeito é Assis Chateaubriand, no Oeste do Estado, com uma população estimada de 34 mil habitantes.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.