Política

Candidatura de Carlos Moraes é questionada

No primeiro dia do período de impugnação, três pedidos contra a candidatura de Carlos Moraes (PRTB) à prefeitura da capital foram apresentados na Justiça Eleitoral. O prazo para impugnação segue até essa sexta-feira, dia 13 de junho. Hoje, os três juízes eleitorais responsáveis por fazer cumprir a lei nas eleições de Curitiba forneceram uma coletiva de imprensa para esclarecer as principais dúvidas sobre o que pode e o que não pode durante a campanha. O juiz Marcelo Wallbach, responsável pelo registro das candidaturas, acredita que, neste ano, o número de impugnações tende a ser maior em função da lei da Ficha Limpa.

O juiz disse acreditar, no entanto, que o número de impugnações não deve passar de 10% das candidaturas registradas. Wallbach também é responsável pelas pesquisas eleitorais e por diplomar os candidatos eleitos. Ou seja, é ele quem vai avaliar se uma pesquisa pode ou não ser veiculada. Para o levantamento ser publicado, é preciso que os dados sejam computados com uma metodologia própria de pesquisa, que entrevista representantes de diversas classes sociais, homens, mulheres, é feita durante período determinado, entre outras determinações. A juíza eleitoral Renata Baganha é responsável por avaliar irregularidades nas propagandas em rádio, TV e internet. Ela esclarece que a justiça só age quando provocada e que não tem a responsabilidade de fiscalizar tudo o que é veiculado.

A juíza diz acreditar que, mesmo com a permissão do debate na internet, o número de representações judiciais seja menor. Segundo ela, a cada eleição a população e os políticos ficam mais esclarecidos e a necessidade de intervenção jurídica é cada vez menor. A propaganda na TV e no rádio começa no dia 21 de agosto, uma segunda-feira. Nas segundas, quartas e sextas os candidatos à prefeitura terão espaço para mostrar as propostas. Nas terças, quintas e sábados, é a vez dos vereadores. Já a propaganda realizada nas ruas é de responsabilidade da juíza Adriana Ferreira. Para ela, o mais difícil é fazer com que os candidatos entendam que é preciso manter a cidade limpa.

Nas últimas eleições realizadas na cidade – em 2010 – o Tribunal Regional Eleitoral recolheu 10 toneladas de lixo das ruas referente a propaganda eleitoral. Grande parte desta quantidade era de cavaletes, placas e banners dos candidatos. A juíza lembra que é proibido a distribuição de qualquer brinde por parte daqueles que buscam se eleger.

Aqueles que verificarem alguma irregularidade durante a campanha deste ano podem denunciar os candidatos pelo telefone 3330-8500. A eleição está marcada para o dia 07 de outubro. Em Curitiba, 1 milhão 173 mil eleitores foram cadastrados biometricamente e devem votar para eleger prefeito e vereadores da capital. Até o momento, Curitiba tem 8 candidatos à prefeitura e 663 candidatos para as 38 vagas da Câmara Municipal.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-governadora Cida Borghetti tem celular furtado no Batel; veja vídeo

Ex-governadora Cida Borghetti tem celular furtado no Batel; veja vídeo

Ela estava na calçada quando um ciclista passou e arrancou o aparelho

92% dos paranaenses dizem lembrar em quem votaram para prefeito

92% dos paranaenses dizem lembrar em quem votaram para prefeito

Pesquisa do DataCenso consultou memória em relação ao pleito de 2020

Líder do Governo na Assembleia Legislativa é internado

Líder do Governo na Assembleia Legislativa é internado

Hussein Bakri (PSD) apresentou um quadro de diverticulite