Nacionaleducação

Capes afirma que não tem dinheiro para 200 mil bolsas

Após bloqueios orçamentários, depósitos que deveriam ser feitos até esta quarta-feira (07) foram cancelados

 Capes afirma que não tem dinheiro para 200 mil bolsas

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil – Arquivo

Mais de 200 mil estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado não serão pagos nesta quarta-feira (07). A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) afirma que, após os bloqueios orçamentários feitos no Ministério da Educação, não é possível pagar as bolsas ou manter a estrutura administrativa da entidade.

Veja mais:

A informação foi divulgada em uma nota oficial à comunidade acadêmica, alunos e pesquisadores, divulgada nesta terça-feira (06). Um dos afetados é o mestrando em Direito, Lucas Mano, que tem dedicação exclusiva. Ou seja, a pesquisa é a única fonte de renda dele para arcar com o custo de vida.

A instituição incentiva a pesquisa nos âmbitos público e privado, que é o caso do estudante. Lucas destaca que ser pesquisador é uma profissão.

Outra afetada é a mestranda Sthephany Patrício, também bolsista da Capes com dedicação exclusiva. Sem o pagamento de dezembro, ela conta que dependerá da ajuda de amigos e familiares.

Em meio à incerteza sobre os contingenciamentos anunciados pelo governo federal, a pesquisadora sofreu um acidente de carro. Ela relata os momentos de angústia pelos quais passa.

No comunicado, a Capes informa que cobrou a liberação dos recursos. Além disso, a instituição pede “um tratamento digno à ciência aos seus pesquisadores”.

Reportagem: Larissa Biscaia/Angelo Sfair.

felipe.costa

Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira (01)

Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões nesta quarta-feira (01)

Por se tratar de um concurso com final zero, o prêmio tem um adicional