Nacionaleducação

Capes afirma que não tem dinheiro para 200 mil bolsas

Após bloqueios orçamentários, depósitos que deveriam ser feitos até esta quarta-feira (07) foram cancelados

 Capes afirma que não tem dinheiro para 200 mil bolsas

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil – Arquivo

Mais de 200 mil estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado não serão pagos nesta quarta-feira (07). A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) afirma que, após os bloqueios orçamentários feitos no Ministério da Educação, não é possível pagar as bolsas ou manter a estrutura administrativa da entidade.

Veja mais:

A informação foi divulgada em uma nota oficial à comunidade acadêmica, alunos e pesquisadores, divulgada nesta terça-feira (06). Um dos afetados é o mestrando em Direito, Lucas Mano, que tem dedicação exclusiva. Ou seja, a pesquisa é a única fonte de renda dele para arcar com o custo de vida.

A instituição incentiva a pesquisa nos âmbitos público e privado, que é o caso do estudante. Lucas destaca que ser pesquisador é uma profissão.

Outra afetada é a mestranda Sthephany Patrício, também bolsista da Capes com dedicação exclusiva. Sem o pagamento de dezembro, ela conta que dependerá da ajuda de amigos e familiares.

Em meio à incerteza sobre os contingenciamentos anunciados pelo governo federal, a pesquisadora sofreu um acidente de carro. Ela relata os momentos de angústia pelos quais passa.

No comunicado, a Capes informa que cobrou a liberação dos recursos. Além disso, a instituição pede “um tratamento digno à ciência aos seus pesquisadores”.

Reportagem: Larissa Biscaia/Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões

Esta é a oitava vez seguida que o prêmio fica acumulado

Confira os números da Mega Sena do concurso 2713

Confira os números da Mega Sena do concurso 2713

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo