COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

É importante que as empresas tenham dinheiro suficiente em caixa para poder honrar os pagamentos

 Capital de giro deve se manter em nível satisfatório

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Ter capital de giro no final do ano é muito importante para qualquer tipo de negócio. Isso por que esse período costuma ser bem movimentado, seja pela correria em deixar tudo preparado para dar férias coletivas ou para os negócios que lucram justamente neste período pelo aumento das vendas de Natal, ou pelas férias de verão.

De qualquer forma, é muito importante que as empresas tenham dinheiro suficiente em caixa para poder honrar os pagamentos ou então começar a planejar os investimentos para o ano seguinte.

Quem vendeu bem neste final de ano não pode começar 2023 com o estoque zerado. Acontece que logo os clientes voltarão das férias, os seus funcionários também retornarão e é preciso começar tudo de novo. Para iniciar um novo ano com o pé direito, os empresários devem garantir que o estoque de seus negócios esteja em dia e, principalmente, não esquecerem de fidelizar a clientela para o ano inteiro.

Ainda em relação ao capital de giro, outro ponto fundamental para que esses recursos se mantenham num nível satisfatório é preciso identificar e cortar gastos. Ou seja, os empreendedores devem ser chatos com as contas da sua empresa. O capital de giro jamais deve ser usado para cobrir despesas, a não ser que seja absolutamente inevitável. Se não houver outra alternativa, esses recursos devem ser repostos tão logo entre dinheiro em caixa.

E para reforçar o caixa, uma opção é procurar instituições financeiras para antecipar os créditos futuros. Agora, neste caso, muito cuidado, com as taxas de juros que estão sendo cobradas.

Por fim, para as empresas que precisam pagar dívidas e não têm dinheiro suficiente, o empréstimo é uma alternativa. Contudo, aqui entra o planejamento. Os empresários não devem procurar essa opção se a empresa não possuir garantias futuras para quitar.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin