Capitania dos Portos do Paraná amplia área de jurisdição

 Capitania dos Portos do Paraná amplia área de jurisdição

(Foto: Kelly Frizzo/BandNews Curitiba)

(Foto: Kelly Frizzo/BandNews Curitiba)

Municípios do Norte Pioneiro foram incorporados à área de jurisdição da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR). Com a mudança, a organização militar passa de 65 para 89 municípios paranaenses. As 24 cidades do Norte Pioneiro eram de responsabilidade da Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra).

A distância da delegacia destes municípios e o menor efetivo disponível foram decisivos para a mudança. Além do litoral, a Capitania, sediada em Paranaguá, cuida dos rios e represas da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e municípios localizados nas divisas com os estados de Santa Catarina e de São Paulo.

As demais regiões paranaenses são de responsabilidade da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), em Foz do Iguaçu e da Delegacia Fluvial de Guaíra (DelGuaíra).

O Chefe do Departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário, 1º Tenente Adonis Batista da Silva, diz que a Capitania tem condições de atender a nova configuração da área sob sua responsabilidade, mas deverá reestruturar suas atividades para cumprir a nova missão.

Para manter a fiscalização na nova jurisdição, a Capitania deverá realizar, pelo menos, quatro viagens por ano para as cidades mais distantes, localizadas a cerca de 500 km de Paranaguá.

Reportagem: Kelly Frizzo

(Foto: divulgação/Marinha do Brasil)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem