Capitania dos Portos encerra Operação Verão com resultados positivos

 Capitania dos Portos encerra Operação Verão com resultados positivos

(Foto: : divulgação/ CPPR)

(Foto: : divulgação/ CPPR)

Após três edições com mortes relacionadas à navegação, a Operação Verão deste ano da Capitania dos Portos do Paraná terminou sem ocorrências desse tipo. Responsável por cuidar da segurança de 65 municípios, abrangendo o litoral e as regiões Leste e dos Campos Gerais, a Capitania credita o bom resultado às ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário.

As medidas concentraram-se junto às embarcações de esporte e recreio, transporte de passageiros e de turismo náutico. Entre 21 de dezembro e 10 de março foram realizadas 3.058 abordagens a embarcações, emitidas 189 notificações e quatro embarcações foram apreendidas.

O Capitão dos Portos do Paraná, comandante Rogério Machado, afirma que os resultados são uma conquista graças à conscientização da sociedade sobre a segurança da navegação.

No período, foi realizada a Operação Travessia Segura para inspeção de embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico nas cidades de Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá.

No Carnaval, a Capitania e a Polícia Militar realizaram em conjunto a Operação “Maré Seca” para coibir o consumo de bebida alcoólica por condutores de embarcações. Não houve casos de pilotos navegando sob o efeito de álcool.

Depois da temporada de verão, a Capitania dos Portos do Paraná continua com as Inspeções Navais e conta com o apoio da comunidade para que denuncie irregularidades.

Denúncias podem ser feitas pelo telefone (41) 3721-1542. Para pedidos de Busca e Salvamento, o número é o 185. Em 2015/2016 e 2017/2018 houve uma morte em cada período, e em 2016/2017 aconteceram três mortes.

Reportagem: Kelly Frizzo

(Foto: : divulgação/ CPPR)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem