Caráter inovador da capital trouxe reunião do Brics para Curitiba, destaca Ministro

 Caráter inovador da capital trouxe reunião do Brics para Curitiba, destaca Ministro

(Foto: Angelo Sfair/BandNews Curitiba)

(Foto: Angelo Sfair/BandNews Curitiba)

A 1ª reunião Brics 2019 deve delimitar as prioridades para a cúpula marcada para os dias 13 e 14 de novembro, em Brasília. Entre hoje (14) e amanhã (15), mais de 50 autoridades de Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul se encontram no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba. Essa é a primeira reunião oficial de 2019 do grupo de desenvolvimento econômico.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, destacou o caráter inovador de Curitiba como um dos motivos da escolha da capital paranaense como sede da primeira reunião do bloco. O chefe do Itamaraty aponta as áreas de tecnologia e economia digital como prioridades da cúpula deste ano. Ernesto Araújo também defende que a aproximação do Brasil com os Estados Unidos não enfraquece a importância do Brics:

A recepção aos representantes dos cinco países aconteceu ontem (13) à noite, no Memorial de Curitiba, no centro histórico da capital. A solenidade foi marcada por manifestações artísticas e culturais, além da apresentação da Camerata Antiqua.

Para o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), sediar uma reunião do Brics pode resultar em avanços nas relações comerciais:

O Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como o “Banco do Brics”, foi criado para mobilizar recursos ao financiamento de projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável ao redor do mundo. Do capital inicial de 50 bilhões de dólares, 10 bilhões foram revertidos em partes iguais, pelos cinco países, até 2022.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), não compareceu à recepção. Ele foi representado pelo vice. Darci Piana diz esperar que as reuniões também sirvam para estreitar os laços comerciais e impulsionar as exportações aos países do Brics:

Juntos, os Brics — Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul — movimentaram cerca de 3,2 trilhões de dólares em exportações em 2017. Os países do grupo abrigam mais da metade da população mundial (53%).

Até sexta-feira, vice-ministros de relações internacionais dos Brics discutirão sobre economia, geopolítica e projetos de cooperação. As reuniões servem como preparação para a XI Cúpula de Presidentes marcada para novembro, na capital federal.

Reportagem: Cleverson Bravo/ Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba