Carros de fumacê vão espalhar inseticida em municípios paranaenses com casos de dengue

(Foto: reprodução/ Facebook- Prefeitura de Antonina)

Municípios paranaenses que tem a infestação do mosquito Aedes Aegypti vão receber a aplicação de inseticidas em carros de fumacê a partir da semana que vem. Londrina, no norte do Estado, Santa Isabel do Oeste e Capanema, no Sudoeste, e Antonina, no Litoral, serão as primeiras cidades que vão receber as equipes. Profissionais da Secretaria Estadual de Saúde alertam que os melhores resultados só serão obtidos com a participação total da população.

A médica veterinária Ivana Belmonte, do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde, destaca que o fumacê é uma medida para combater o mosquito adulto, mas não evita que o inseto se reproduza.

Em Londrina as ações da prefeitura também foram intensificadas. Cerca de 25 mil imóveis foram bloqueados. Isso porque nestes locais foram confirmados pontos de proliferação do mosquito. Os criadouros estão em qualquer acúmulo de água parada, por menor que seja.

Por esse motivo, é importante manter os quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas, além de verificar semanalmente os vasos de plantas, calhas, marquises e ralos.

Reportagem: Juliana Goss