COLUNAS

Colunistas // Antonio Carlos da Silva

Avatar

A estrutura para o carregamento elétrico ainda engatinha no Brasil

 Carros elétricos: Estrutura para recarregamento precisa melhorar

Foto: divulgação

Todo mundo que gosta de automóvel tem vontade de ter um carro elétrico. É gostoso de dirigir, respeita o meio ambiente e é muito econômico no uso no dia a dia, mesmo custando algumas vezes mais caro do que um modelo parecido mas a combustão.

O pênalti na eletrificação dos carros no Brasil é a estrutura para o recarregamento das baterias que só existe nas grandes cidades e mesmo assim precária, obrigando o proprietário a limitar o uso de seu carro elétrico aos centros urbanos, não podendo se arriscar a dar uma escapada de fim de semana em uma viagem um pouquinho mais longa.

A estrutura para o carregamento elétrico ainda engatinha no Brasil, com poucos pontos de recarga e com filas nos locais disponíveis. Todo esse problema enfrentado pelos motoristas pode ter relação direta com o modelo atualmente adotado no Brasil, onde o carregamento dos elétricos é feito por carregadores gratuitos, algo que impede a concorrência e o aumento da disponibilidade de pontos de carga nos principais municípios do Brasil. Esse modelo tem que mudar com a instalação de postos como os de gasolina, com vários carregadores e o motorista pagando pela energia consumida.

Antonio Carlos da Silva para a BandNews FM

Avatar

Antonio Carlos da Silva