COLUNAS

Colunistas // Antonio Carlos da Silva

Avatar

No Brasil ainda não existe estrutura segura para o recarregamento das baterias em rodovias

 Carros elétricos: o que você precisa saber

Foto: divulgação

A gente já começa a ver pelas ruas das grandes cidades, muitos carros elétricos, mas isso ainda é uma ilusão. Tem carro elétrico à venda no Brasil de 150 mil a mais de 1 milhão de reais, mas todos eles, independente do preço, luxo, tamanho e marca, tem a mesma limitação.

Por enquanto são apenas automóveis urbanos. Um proprietário ainda não pode pegar seu possante elétrico e fazer uma viagem com sua família, a não ser ao redor da cidade onde vive. No Brasil ainda não existe estrutura segura para o recarregamento das baterias em rodovias e ainda vai demorar muito para isso acontecer.

Algumas marcas têm instalados eletropostos em algumas regiões, mas são insuficientes para atender a demanda. Além disso, um cidadão sai de sua cidade para percorrer 500 quilômetros sabendo que no seu caminho tem um destes postos. Vai ter que parar para recarregar, o que é demorado. Se tiver um outro carro na sua frente, já estragou a viagem e se o eletroposto estiver com problema, vai ficar na estrada.

Outra balela é a autonomia dos carros elétricos. Se um modelo aponta que tem 400 quilômetros, isso serve apenas para o trânsito urbano, onde a energia é regenerada nas desacelerações. Numa estrada, esta autonomia pode cair para menos da metade.

Antonio Carlos da Silva para a BandNews FM.

Avatar

Antonio Carlos da Silva