COLUNAS

Colunistas // Antonio Carlos da Silva

Avatar

Pela falta de postos de carregamento eficientes em rodovias, esses automóveis rodam dentro das cidades

 Carros elétricos: poucos postos de carregamento ainda é problema

Foto: divulgação

Eu tenho trazido aqui para o Vamos de Carro vários temas sobre carros elétricos, pois eles já estão aparecendo em bom número em nossas ruas. Esses automóveis ainda são muito limitados devido a sua autonomia, servindo basicamente para a locomoção dentro das cidades devido a falta de postos de carregamento eficientes em rodovias. Hoje, todo o carregamento de carro elétrico é gratuito. A legislação ainda impede que grandes redes de postos de combustíveis instale eletropostos e cobrem pela energia consumida.

É um serviço que serve como divulgação para a eletromobilidade. Porém, por mais que existam benefícios, eles carecem de alguns fatores. Isso pode ser exemplificado com a manutenção do serviço e tem como reflexo o aumento das filas nos eletropostos.

As montadoras investem em pontos de recarga gratuitos como forma de separar esse mercado. Mas chegará um momento que esse serviço se tornará ineficiente para os motoristas, algo que já pode ser visto atualmente. 2022 encerrará com um total aproximado de 47 mil emplacamentos. Apenas no mês de Novembro, entre híbridos e carros 100% elétricos, foram 4.995 unidades emplacadas. E esses proprietários enfrentarão cada vez mais dificuldades para carregar os seus carros.

Antonio Carlos da Silva para a BandNews FM

Avatar

Antonio Carlos da Silva