Carsharing chega a condomínios residenciais de Curitiba
Por meio de aplicativo, moradores podem alugar automóvel que fica disponível na garagem do prédio
O carsharing, modelo de transporte para compartilhar um carro, já está disponível em condomínios residenciais de Curitiba. Por meio de um aplicativo, moradores podem alugar um automóvel, que fica disponível na garagem do prédio, por algumas horas.
O cálculo do valor é feito conforme os quilômetros percorridos e a cobrança é feita na fatura condominial seguinte. Essa solução está ligada ao conceito de economia colaborativa, que compartilha bens e serviços ao invés da compra. A gerente de aluguel de veículos, Thais Augusta de Barros Silveira, explica que o sistema é muito similar a outros serviços de transporte compartilhados já disponíveis.
Adquirir e manter um carro próprio requer um investimento alto no orçamento, incluindo gastos com manutenção preventiva, seguro e pagamento dos encargos. A tendência do mercado de mobilidade com carros compartilhados pode suprir essas despesas.
No modelo de carsharing disponível em Curitiba, o veículo é alugado pelo condomínio, que cadastra os moradores aptos a utilizar o serviço. Já a limpeza é de responsabilidade da administração, enquanto a manutenção é feita pelo V1.
Reportagem: Mirian Villa