Cartórios de Curitiba começam a emitir certidões de óbitos nos fins de semana e feriados

Foto: Jaelson Lucas/SMCS (arquivo)

A partir de sábado, os cartórios de Curitiba iniciam plantão para emitir certidões de óbitos. Agora, os estabelecimentos vão funcionar aos fins de semana e feriados. A expectativa é pelo atendimento de cerca de 360 pessoas ao mês, uma vez que a capital paranaense registra uma média de 90 óbitos a cada fim de semana. Com a ampliação de funcionamento, o familiar que se dirigir ao Serviço Funerário já deixará o posto de atendimento do cartório com a certidão em mãos, podendo dar início aos trâmites para o sepultamento.

Com a mudança implantada pela Corregedoria Geral da Justiça do Paraná a autorização para registro de óbito – expedida pelo Serviço Funerário Municipal – e até então utilizada para o sepultamento deixa de ter validade, uma vez que o cidadão já deixará o posto de atendimento do cartório com a certidão de óbito em mãos.

Nos dias úteis, fora do horário normal de expediente, o plantão do Registro Civil será realizado pelo sistema de sobreaviso, com agendamento, via telefone, para o registro de óbito ou do nascimento para fins de óbito e emissão da respectiva certidão.

Reportagem: Lorena Pelanda

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*