Casal reforma e entrega cadeiras de rodas para pessoas de baixa renda, em Guarapuava

 Casal reforma e entrega cadeiras de rodas para pessoas de baixa renda, em Guarapuava

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Doar esforço, dedicação e tempo para fazer o bem para quem não consegue se locomover com dignidade. Esses são os objetivos de um casal de Entre Rios, distrito de Guarapuava, na região central do Paraná, que construiu uma oficina no quintal de casa para consertar cadeiras de rodas e entregá-las para pessoas de baixa renda. Os responsáveis pela ação são a cuidadora de idosos Larissa Schwingel e o metalúrgico Ezequiel Matos da Silva.

Os trabalhos são feitos nos dias de folga, se estendendo por horas. Larissa conta que a ideia surgiu após doar duas cadeiras que haviam sido utilizadas pelo pai.

O trabalho de restauração das cadeiras além de exigir esforço, depende de doações. Ezequiel explica que a atividade consiste na desmontagem de cadeiras usadas, seleção de peças úteis, além de limpeza e reforma delas. Ele ainda conta que apesar das reformas serem exaustivas, a entrega das cadeiras para quem precisa é gratificante.

Além de enxergar as dificuldades de muitas pessoas para o simples ato de se locomover, o trabalho contribui com a qualidade de vida como um todo. Um exemplo disso são os irmãos gêmeos João e Maria, de 15 anos, que têm paralisia cerebral e receberam as cadeiras há menos de um mês.

A mãe deles, Reni Terezinha Pacheco, de 58 anos, conta que a doação ajudou na locomoção dos adolescentes. Antes das cadeiras, Reni precisava carregar os filhos no colo, muitas vezes em viagens longas como até Curitiba. Hoje ela só tem a comemorar.

Ao longo dos últimos dois anos, Larissa e Ezequiel reformaram cerca de 20 cadeiras, que foram destinadas para pessoas da região de Guarapuava e, até mesmo, de outros estados.

Reportagem: Leonardo Gomes

(Foto: Arquivo Pessoal)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem