Casal reproduz linha férrea de São Paulo em miniferrovia no quintal de casa

(Foto: divulgação/ André Puttkamer )

Um casal de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, montou um jardim diferente e que chama a atenção: em meio ao verde, às flores e o lago com carpas passam os trilhos de uma ferrovia em miniatura.

Com quase 12 metros de extensão, o projeto levou quase um ano para ficar pronto e ocupa uma área de 24 m² no quintal da casa onde eles moram. E deu trabalho. É o que conta André Puttkamer.

O traçado da linha, túneis e até viadutos foram inspirados em áreas de São Paulo. O sonho, mesmo, era reproduzir o passeio pela Serra do Mar paranaense, mas não foi possível, por questões técnicas.

O lago tem capacidade para 4,4 mil litros de água, em um solo rochoso e compacto. Pelos trilhos circula a coleção de trens elétricos do casal, com cerca de 40 vagões e sete locomotivas. Toda semana, são dedicadas algumas horas para manutenção com poda das plantas, limpeza dos filtros dos lagos e inspeção dos trilhos – tudo muito parecido com uma linha férrea de verdade. Mesmo com tanto trabalho, a dupla já planeja aumentar o projeto, com um novo traçado em outra parte do quintal.

As peças usadas pelo casal suportam as condições da área externa, como chuva ou Sol excessivo. Embora seja uma verdadeira atração e desperte a curiosidade, a instalação não é aberta para visitas.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: divulgação/ André Puttkamer )

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*