Especiais

Casal reproduz linha férrea de São Paulo em miniferrovia no quintal de casa

(Foto: divulgação/ André Puttkamer )

Um casal de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, montou um jardim diferente e que chama a atenção: em meio ao verde, às flores e o lago com carpas passam os trilhos de uma ferrovia em miniatura.

Com quase 12 metros de extensão, o projeto levou quase um ano para ficar pronto e ocupa uma área de 24 m² no quintal da casa onde eles moram. E deu trabalho. É o que conta André Puttkamer.

O traçado da linha, túneis e até viadutos foram inspirados em áreas de São Paulo. O sonho, mesmo, era reproduzir o passeio pela Serra do Mar paranaense, mas não foi possível, por questões técnicas.

O lago tem capacidade para 4,4 mil litros de água, em um solo rochoso e compacto. Pelos trilhos circula a coleção de trens elétricos do casal, com cerca de 40 vagões e sete locomotivas. Toda semana, são dedicadas algumas horas para manutenção com poda das plantas, limpeza dos filtros dos lagos e inspeção dos trilhos – tudo muito parecido com uma linha férrea de verdade. Mesmo com tanto trabalho, a dupla já planeja aumentar o projeto, com um novo traçado em outra parte do quintal.

As peças usadas pelo casal suportam as condições da área externa, como chuva ou Sol excessivo. Embora seja uma verdadeira atração e desperte a curiosidade, a instalação não é aberta para visitas.

Reportagem: Ana Flavia Silva

(Foto: divulgação/ André Puttkamer )
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Vacinas são as principais formas de prevenir meningite

Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair a doença

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba