ParanáGeral

Casamentos no Paraná aumentam quase 8% em julho de 2022

Foi registrado um total de 4.034 casamentos, 7,8% a mais que o verificado em junho

 Casamentos no Paraná aumentam quase 8% em julho de 2022

Foto: Valdecir Galor/SMCS

O número de casamentos no Paraná aumentou quase 8% em julho deste ano. De acordo com o Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR), foi registrado um total de 4.034 casamentos, 7,8% a mais que o verificado em junho, quando foram realizadas 3.739 celebrações. Em todo o ano, o Paraná registrou 32.835 casamentos, 17% a mais que no mesmo período de 2021, quando foram realizados 28.173. Para o 1° secretário do Irpen, Bruno Azzolin Medeiros, o crescimento aconteceu depois que entrou em vigor a Lei Federal que reduziu os prazos de habilitação e celebração do matrimônio.

Depois da entrega do certificado de habilitação, o casamento pode ser realizado em até 90 dias. Está prevista, para outubro, o lançamento de uma plataforma nacional para casamentos virtuais. A nova Lei Federal também permitiu que mais de 140 pessoas mudassem o primeiro nome diretamente no cartório de registro civil, sem necessidade de ação judicial.

Para realizar a mudança diretamente em Cartório de Registro Civil é necessário que o interessado, maior de 18 anos, compareça à unidade com os documentos pessoais. Outra inovação com a nova Lei é a possibilidade de alterar o nome de um recém-nascido em até 15 dias após o registro.

O Irpen-PR reúne os 519 cartórios de registro civil, responsáveis pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos em todo o território estadual. 

Reportagem por Leo Coelho

Avatar

mariane.abreu

Paraná recebe reunião com secretários de Fazenda de todo país

Paraná recebe reunião com secretários de Fazenda de todo país

Evento da Comsefaz e do Confaz discute temas das áreas fiscal e fazendária dos estados

Seis são presos suspeitos de lavagem de dinheiro em postos

Seis são presos suspeitos de lavagem de dinheiro em postos

Operação da Polícia Civil ocorreu nesta terça no norte do Paraná