PolíticaGeral

Caso Francischini: Segunda Turma do STF analisa cassação

Pedido de vista de Mendonça adia o plenário, mas não impede as discussões no colegiado

 Caso Francischini: Segunda Turma do STF analisa cassação

Foto: reprodução Facebook

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal analisa hoje à tarde (terça, 7) a decisão liminar de Kássio Nunes Marques, que devolveu o mandato ao deputado estadual Fernando Francischini (União). A sessão começa às 14h. O pedido de análise pelo colegiado partiu do próprio ministro. O magistrado causou constrangimento na Corte, na quinta-feira da semana passada (2), ao reverter, sozinho, uma decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral. O caso é considerado emblemático para o STF e para a Justiça Eleitoral, uma vez que Francischini foi o primeiro político do Brasil a perder o mandato por disseminação de fake news.

Por 6 votos a 1, em outubro do ano passado, o TSE cassou Fernando Francischini por abuso de autoridade e uso indevido dos meios de comunicação. No dia das Eleições de 2018, o parlamentar usou a internet para fazer uma transmissão ao vivo e disseminar mentiras sobre o processo eleitoral e sobre as urnas eletrônicas. As falsas acusações apresentadas por ele nunca foram comprovadas. O discurso enganoso foi acompanhado ao vivo por, pelo menos, 70 mil pessoas.

Paralelamente à análise da decisão de Nunes Marques, o STF tem em mão outro julgamento relacionado ao Caso Francischini. O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), que perdeu a cadeira na Assembleia Legislativa após a devolução do mandato de Francischini, recorreu ao Supremo contra a decisão de Kássio. Esse caso deveria ser julgado pelo plenário do STF. No entanto, nas primeiras horas desta terça-feira (7), um pedido de vista do ministro André Mendonça suspendeu, por tempo indeterminado, a análise do colegiado.

A paralisação, no entanto, não impede a continuidade do assunto na Corte e não afeta as discussões previstas para a Segunda Turma. Caso o colegiado derrube a liminar e retome o entendimento do TSE, que cassou Francischini no ano passado por disseminação de fake news, o plenário possivelmente não precisará debater o tema, uma vez que a ação perderá o objeto.


Reportagem: Angelo Sfair.

Avatar

felipe.costa

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Conselho de Alimentação Escolar pode ter mudanças em Curitiba

Nova Lei da Merenda será votada na próxima segunda-feira, na Câmara Municipal de Curitiba

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Lei quer estabelecer cotas para indígenas em concursos públicos

Medida foi colocada na pauta da Comissão de Constituição e Justiça

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Requião vai recorrer de decisão que nega aposentadoria vitalícia

Benefício é pago a outros cinco ex-governadores, num gasto anual estimado de R$ 2 milhões