Caso Izaque: Justiça decreta prisão preventiva de casal

 Caso Izaque: Justiça decreta prisão preventiva de casal

(Foto: arquivo pessoal)

(Foto: arquivo pessoal)

Está presa por tempo indeterminado a mulher que assassinou uma criança de apenas seis anos, na semana passada, em Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba. Junto com ela, o marido Claudinei Monteiro também segue detido.

Ambos tiveram as prisões preventivas decretadas durante o fim de semana. A notícia do desaparecimento da criança, na última sexta-feira (25) mobilizou amigos e vizinhos da família, além de moradores do município. Equipes policiais iniciaram a investigação no mesmo dia e, mais tarde, descobriram que a vizinha da mãe de Izaque foi a responsável por assassinar a criança e esconder o corpo em uma mala, colocada dentro do forno na casa onde ela morava. Ana Gouveia confessou o crime.

Segundo o delegado do município, Tito Lívio Barichelo, o assassinato foi motivado por desavenças entre a assassina e a família da criança: discussões porque Neuza, mãe de Izaque, estaria usando a internet de Ana. Além disso, Ana fraudava documentos para receber o dinheiro de um benefício mensal pago ao garoto porque ele tinha uma deficiência física no pé.

O menino foi atraído para a casa da mulher por causa de uma pipa, oferecida por Ana. Em depoimento à polícia, ela contou que, após matar a criança com golpes de tijolo, ela foi orientada pelo marido a utilizar um fio para asfixiar Izaque, caso ele ainda estivesse respirando.

A vizinha confessou que matou o pequeno Izaque (Foto: reprodução /WhatsApp)

O marido de Ana, Claudinei, já esteve preso por estupro de vulnerável – contra a própria filha, e nega participação no crime contra Izaque. Agora, exames devem apurar se o menino também foi abusado. Ana Gouveia é mãe de duas crianças: um menino e uma menina, de três anos e um ano, respectivamente. A avó do casal (mãe de Ana) solicitou a guarda das crianças e agora a Justiça deve definir se ela está apta a isso ou não.

Izaque, apesar da idade, ainda não estava matriculado na pré-escola – ao contrário do que manda a lei. O conselheiro tutelar  Cleverson Ricardo Almeida diz que, se o fato tivesse sido descoberto previamente, o órgão poderia ter sido acionado para identificar as primeiras irregularidades e tomar providências.

A casa onde Ana morava foi incendiada no fim de semana, por moradores revoltados com o caso. Na última sexta-feira (25), quando as prisões foram feitas, a polícia precisou interditar a rua da delegacia, já que a população ameaçava invadir a carceragem para linchar o casal.

Além do assassinato e da ocultação do cadáver, Ana ainda pode responder por estelionato, já que, há pelo menos um ano, se utilizava de documentos falsos para sacar o dinheiro ao qual a família de Izaque tinha direito, devido à deficiência da criança.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem