Casos da Covid-19 em agentes penitenciários aumentam 37% em uma semana no Paraná

 Casos da Covid-19 em agentes penitenciários aumentam 37% em uma semana no Paraná

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

O número de casos confirmados da Covid-19 em agentes penitenciários aumentou 37% em uma semana no Paraná. Os diagnósticos passaram de 59 para 81, conforme dados do Mapa de Monitoramento das unidades penitenciárias do estado criado pelo Sindicato dos Policiais Penais do Paraná (Sindarspen). Entre as unidades penais com o maior número de casos, destacam-se a Casa de Custódia de Maringá com 27, a Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP) com 15 e a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB) com 10.

De acordo com o vice-presidente do Sindarspen, José Roberto Neves, o avanço da pandemia tem exigido cuidados maiores dentro das unidades penais, alguns que, segundo ele, não estão sendo cumpridos.

Dados do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) apontam aumento dos casos também entre presos. Até esta quarta-feira (15), 297 detentos testaram positivo para a doença, sendo que 161 já estão recuperados. Na quarta-feira (8) da semana passada, foram contabilizados 236 casos entre presos.

Até o momento, uma única morte por conta da doença foi registrada. A vítima foi o ex-deputado Nelson Meurer (PP), que estava preso na Penitenciária de Francisco Beltrão, contraiu a Covid-19 na unidade, foi internado e morreu no domingo (11).

Em contato com a reportagem da BandNews FM o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR) afirmou que uma série de medidas tem sido tomadas dentro das unidades prisionais, entre elas: restrição de visitas, limpeza contínua de ambientes, higienização de viaturas e veículos de remoção. Além disso, os detentos trabalham na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e aventais, além de álcool gel e produtos de limpeza.

Nota do Depen-PR na íntegra:

Para maior proteção de servidores e presos do Departamento Penitenciário do Paraná, uma série de medidas tem sido tomadas dentro das unidades prisionais, entre elas: restrição de visitas, limpeza contínua de ambientes, higienização de viaturas e veículos de remoção. Os detentos também trabalham na produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e aventais, além de álcool em gel e produtos de limpeza.

Além disso, desinfecção de ambientes compartilhados (como corredores, refeitórios, pátios e canteiros de trabalho dos detentos) está ocorrendo com maior periodicidade. A limpeza é feita diariamente com aspersão de água sanitária.

Ao mesmo tempo, foi intensificada a distribuição de produtos de higiene e materiais de proteção individual, assim como a disponibilização de cartazes de orientação sobre o combate ao coronavírus nas unidades prisionais. Presos e servidores têm de duas a quatro máscaras à disposição, além de álcool em gel e sabão para higienização das mãos, entre outras medidas já amplamente divulgadas. Os agentes também que têm contato direto com detentos com suspeita ou confirmação da doença contam ainda com equipamentos como óculos e capa, por exemplo.

Todo preso que entra no sistema prisional ou que é movimentado de unidade, passa por avaliação de saúde, que inclui medição de temperatura e resposta a um questionário de doenças pré-existentes e demais comorbidades. Em seguida, o detento vai para o banho e troca de roupa, com lavagem dos tecidos em separado, e segue para cela de isolamento por 14 dias. Se não apresentar sintomas, o preso permanece na unidade. Caso algum sintoma apareça, ele é transferido imediatamente para unidades de isolamento.

A entrega de sacolas de alimentação também foi suspensa, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas em frente aos estabelecimentos penais. Apenas a entrega via SEDEX foi mantida. Para isso, os materiais enviados passam por uma desinfecção e ficam armazenados durante sete dias, antes de serem distribuídos, para evitar contaminação.

Em todo o Paraná, até esta quarta-feira (15/07), segundo o boletim do Departamento Penitenciário, 297 presos testaram positivo para a doença, sendo que 161 já estão recuperados. Do total de casos confirmados para Covid-19 entre presos, 245 deles estavam em duas cadeias públicas: Toledo (142 casos) e Marechal Cândido Rondon (103 casos). Entre os servidores, foram 84 confirmações e, destes, 44 estão recuperados.

Os números podem ser acessados ainda por meio do portal criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que monitora semanalmente os estabelecimentos penais de todo o país, incluindo o estado do Paraná. Os dados trazem registros atualizados de casos de contágio entre presos e servidores. O último boletim divulgado pelo órgão está disponível no link:
www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2020/07/Monitoramento-Semanal-Covid-19-Info-15.07.20.pdf.

Quanto à testagem, o Departamento Penitenciário do Paraná esclarece que segue os protocolos estipulados pela Secretaria Estadual da Saúde. O Depen ainda informa que testes rápidos para Covid-19 foram distribuídos em todas as regionais da instituição. Entre presos e servidores do sistema prisional do Paraná, já foram feitos quase 1,9 mil testes, entre rápidos e moleculares.

Além disso, parcerias com instituições públicas também têm garantido o atendimento de presos. Em uma delas, 18 bolsistas (sendo nove enfermeiros e nove técnicos) contratados pelo Governo do Estado reforça as ações de monitoramento da Covid-19 no Complexo Médico Penal, unidade do Departamento Penitenciário, em Curitiba.

Outros oito profissionais bolsistas, entre médicos, enfermeiros e nutricionista, atuam na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão e na Cadeia Pública do município. Outros 21 bolsistas estão atendendo presos da região de Maringá também pelo convênio da Secretaria de Saúde (SESA), que está atuando em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP).

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos