CuritibaGeral

Casos de autoagressão em crianças aumentam 173%

O alerta é do Hospital Pequeno Príncipe durante o Setembro Amarelo

 Casos de autoagressão em crianças aumentam 173%

Foto: Wynitow Butenas

O número de atendimentos de crianças e adolescentes com autoagressão no Hospital Pequeno Príncipe aumentou 173% em 2021, em comparação com o ano anterior. Só neste ano, até o mês de agosto, 41 pessoas foram atendidas no maior hospital pediátrico do país com autoagressões. Além disso, o paciente com a menor idade atendido pela instituição por causa de idealização suicida tinha apenas 7 anos. Por isso, durante o Setembro Amarelo, mês em que se coloca o tema em destaque, ohospitalreforça a importância de se falar sobre o assunto, além de ressaltar a necessidade do cuidado com a saúde mental desde a infância. Segundo a psicóloga Marianne Bonilha, a tentativa de suicídio normalmente ocorre após a pessoa já ter manifestado alguns sinais, como a depressão.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos de suicídiopoderiam ser prevenidos pelo simples fato de se ter alguém com quem conversar. É importante que as pessoas próximas estejam atentas às mudanças repentinas de comportamento.

Em 2022, o Setembro Amarelo tem como tema “A vida é a melhor escolha!”, com o objetivo de mostrar que é fundamental falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam o valor da vida.

Reportagem Lorena Pelanda

Avatar

carolina.genez